Câmara sedia exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra

Evento terá ainda encerramento especial aberto ao público
Câmara sedia exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra

Foto: Allan S. Ribeiro

No próximo dia 25 de julho, Ribeirão Preto vai comemorar pela primeira vez em sua história o Dia Municipal da Mulher Negra, data que também é marcada pelo dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela.

Em reconhecimento a essa importante data, será realizada entre os dias 23 e 27 de julho a Semana da Mulher Negra, que traz a Exposição Fotográfica “HOJE ELAS FALAM” – por Sheila Brandão - inspirada na famosa imagem da escrava Anastácia. O objetivo é fazer uma releitura com participação de mulheres negras da cidade de Ribeirão Preto, e a imagem referência para o projeto alerta para situações ainda vivenciadas por mulheres negras neste século.

“Precisamos manter vivas na memória das pessoas as atrocidades cometidas em nosso país, em tempos não muito distantes. Ribeirão Preto reconhece com essa comemoração a força da mulher negra que, ao longo dos anos, precisa superar desafios e obstáculos na busca incessante por qualificação e formação, apenas para ter igualdade de condições com outras pessoas que vivem em nosso país”, afirma o Vereador Luciano Mega, autor do Projeto que institui o Dia Municipal da Mulher Negra em Ribeirão.

A exposição é aberta ao público no horário das 08 às 18 horas, na sede da Câmara Municipal situada na Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200.

Especial

O encerramento das atividades da Semana da Mulher Negra acontecerá no dia 27 de julho (sexta-feira), a partir das 19:00 horas no Plenário da Câmara Municipal com evento em homenagem a 15 mulheres negras que resistem e lutam diariamente por um mundo melhor e igualitário, e uma homenagem especial a Lourdes Ambrózio Rosa.

A data é comemorada nos países latino-americanos e caribenhos, incluindo, o Brasil. Por isso a importância da discussão do tema no âmbito municipal, em parceria com movimentos sociais e coletivos (ROJUNE).

Importância e reconhecimento

Em reunião realizada no dia 25 de julho de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, ficou deliberado que a comemoração seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. É comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu, durante o século XVIII, no Estado de Mato Grosso. Representa, na atualidade, a luta contra a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres. Foram mais de 300 anos de escravidão no nosso país e faz aproximadamente 130 anos que isso terminou.

Por assessoria Luciano Mega